Doença Diverticular dos Cólons e Diverticulite Aguda

Embora a diverticulose dos cólons seja bastante comum e afete até 10% dos adultos de meia idade; e 50% a 80% dos adultos com idade superior a 80 anos, poucas pessoas estão cientes de que podem ter a doença. A maioria dos divertículos colônicos é adquirida, acometendo de forma similar homens e mulheres, e sua incidência aumentando com idade avançada.

Sintomas

A doença diverticular dos cólons é normalmente assintomática. Ocorre comumente na população de regiões industrializadas ou ocidentais, onde se associa à dieta com baixo teor de fibras. A diverticulose constitui-se na presença de divertículos assintomáticos no cólon. As manifestações associadas aos divertículos constituem a doença diverticular dos cólons.

Os divertículos colônicos referem-se às herniações da mucosa e da submucosa colônica através da camada muscular do cólon.

Manifestações clínicas

A maioria dos casos de divertículos colônicos é assintomática. A eliminação de sangue vermelho-vivo pelo reto, entretanto, é considerada um sinal da doença diverticular dos cólons, sendo em aproximadamente 5% dos pacientes de forma maciça. O sangramento diverticular, entretanto, é incomum na diverticulite aguda.

A diverticulite aguda é caracterizada por manifestações clínicas variadas na dependência da extensão e localização do processo diverticular. É comum paciente apresentar-se com dor no quadrante inferior esquerdo do abdome, febre baixa, alterações na movimentação intestinal, anorexia, entre outros.

Fotografia de enema opaco mostrando saculações típicas da diverticulose em cólon sigmoide.
Fotografia de colonoscopia em paciente sem processo inflamatório de divertículos em cólon sigmoide

Causas

As causas exatas da diverticulose permanecem desconhecidas. A baixa ingestão de fibras leva à produção de fezes volumosas e com baixo teor de água, o que pode alterar o trânsito intestinal e contribuir para aumentar a pressão intracolônica, levando à formação dos divertículos.

Várias complicações podem advir da doença diverticular. Destacam-se a diverticulite aguda (inflamação e infecção de divertículos colônicos), que ocorre em 10% a 25% das pessoas acometidas pela doença diverticluar dos cólons, e a hemorragia digestiva baixa. A diverticulite pode evoluir com formação de abscesso, fístula, perfuração com peritonite e estenose com obstrução colônica.

Diagnóstico

A diverticulose é diagnosticada por muitas vezes de forma acidental, durante um quadro de dor abdominal aguda, por tomografia. No entanto, o exame de melhor identificação e diagnóstico é a colonoscopia. Já durante a crise de diverticulite aguda, a tomografia se faz necessária e indicada principalmente para prognóstico e conduta perante o quadro.

Tratamento

Por muitos anos foi indicado o tratamento cirúrgico a partir da segunda crise de diverticulite aguda, porém, hoje o tratamento é cada vez mais conservador e analisado caso a caso, partindo dos sintomas apresentados, tempo entre as crises e condições clínicas do paciente.